A Amizade em Senhor dos Anéis

Capa do livro.

Sobre pessoas que encontram paixão na vida profissional (e acadêmica) transformando um mestrado em livro! Sim, sobre Senhor dos Anéis!!!

Hoje trouxe para vocês uma indicação de livro, que parece ser bem bacana, sobre a amizade na obra de Tolkien e como ela encontrou na amizade um elemento chave para a jornada do herói.

História do livro

Frodo não fazia muita ideia do que lhe esperava na ausência de Bilbo Bolseiro, que partiu para Valfenda, a última Casa Amiga, depois da festa de seu onzentésimo primeiro aniversário. A única coisa que restava era contar com seus amigos e confiar neles – a começar pelo velho mago Gandalf. E foi assim que o herdeiro de Bilbo foi dizendo sim a cada convite de seguir em frente em sua pesarosa missão de destruir o Anel do Senhor do Escuro.

Em contrapartida, ele recebeu muitos sins de mais amigos que ele poderia imaginar ter em sua jornada. “Pode confiar em nós para ficarmos juntos com você nos bons e maus momentos, até o mais amargo fim”, é o que lhe disse seu amigo Merry ao revelar que ele e Pippin já sabiam de tudo o que Frodo estava passando.

Para o filósofo grego Aristóteles, a amizade perfeita é a benevolência recíproca e se dá somente entre indivíduos de caráter nobre. O livro Em Boa Companhia – a amizade em “O Senhor dos Anéis” mostra como essa forma de amor acessível a qualquer um de nós é essencial para vencermos as batalhas de nossas vidas, seja na guerra interior que travamos contra nós mesmo, seja na guerra política contra um poder maligno, como bem coloca J.R.R. Tolkien em sua grande obra.

Eu pude dar uma lida nas primeiras páginas e fiquei bastante interessado. Vou me programar para comprar e ler nos próximos meses!

Curiosidades

O livro em 3D para uma melhor visualização!

– Conta com o prefácio do renomado tolkienista brasileiro Ronald Kyrmse.

– Alia a literatura, a filosofia e a teologia de forma clara, profunda e acessível.

– promove reflexões não só do Mundo Secundário (fantasia), mas do Mundo Primário (nossa vida prática).

– Linhas e telas: faz uma análise não só da obra literária, mas também da cinematográfica, dirigida por Peter Jackson, sobre o tema.

– Elementos do fantástico: com o personagem Gollum e suas divisões causadas pelo Mal, vemos como o duplo pode também estar presente na obra de fantasia.

– Apresenta a jornada do herói de cada membro da Sociedade do Anel: Frodo, Sam, Aragorn, Boromir, Gandalf, Legolas, Gimli, Merry e Pippin.

– A exaltação dos humildes: explica por que a presença dos hobbits é tão importante na maior obra de J.R.R. Tolkien e como a amizade é fundamental para essa questão.

Sobre a autora

Cristina Casagrande de Figueiredo Semmelmann é formada em jornalismo na Cásper Líbero e Letras pela Universidade de São Paulo. Revisora, tradutora e redatora, encontrou na pesquisa um meio de buscar respostas que ainda a inquietavam.

Defendeu o mestrado em 2017 Em Boa Companhia – a amizade em “O Senhor dos Anéis”, em estudos comparados de literaturas pela USP e agora prossegue sua pesquisa como doutoranda, ainda sobre o autor J.R.R. Tolkien e a filosofia.

Integrante do Grupo de Estudos sobre Literaturas e Produções Culturais para Crianças e Jovens (USP-CNPq), coordenado pela Prof.a Dra. Maria Zilda da Cunha, organizou a exposição “De Volta Outra Vez – 80 anos de O Hobbit” (2017) e o curso, com a colaboração do Prof. Dr. Diego Genu Klautau,  “A subcriação de mundos – estudos sobre a literatura de J.R.R. Tolkien” (2018).

E para quem ama Senhor dos Anéis, ela integrou a equipe do canal Tolkien Talk no Youtube, colaborando com dezenas de vídeos, textos para o blog e gerenciamento do Instagram. Hoje presta serviços editoriais para as novas publicações das obras de J.R.R. Tolkien pela HarperCollins Brasil.

E olha que bacana

No dia 17 de Abril (quarta-feira), às 19h, a Cristina irá realizar uma sessão de autógrafos e um bate-papo em uma Livraria Cultura de São Paulo e contará com a presença de estudiosos sobre o livro!

Sobre a sessão de autógrafos, o evento se encontra aqui:
https://www.facebook.com/events/439084666864712/.

Sobre o livro “A Amizade em Senhor dos Anéis”

ISBN: 978-8544002049
Páginas: 311
Formato: 14×21
Acabamento: capa dura
Preço: 49,90

Anúncios

4 comentários em “A Amizade em Senhor dos Anéis”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s